ESPECIALIDADES
Cardiologia

O Cardiologista é o especialista responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, composto pelo coração, veias, artérias e sistema circulatório.
O especialista é apto a realizar acompanhamento esportivo, reabilitação e sugestões de mudanças de hábitos considerados prejudiciais à saúde.
Conheça algumas doenças tratadas pelo especialista:
Hipertensão
A hipertensão é uma condição caracterizada pelo aumento da pressão nas artérias, fazendo com que o coração exerça maior esforço para fazer com que o sangue circule pelo corpo.
A maioria dos casos de hipertensão tem origem hereditária, ou seja, passa de pai para filho, entretanto, é necessário ficar atento a alguns fatores que podem agravar os sintomas: tabagismo, obesidade, estresse, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo são alguns destes fatores.
O diagnóstico é realizado por meio de exame de pressão e a prevenção se dá através da mudança de hábitos.
Insuficiência Cardíaca
A insuficiência Cardíaca é um problema que ocorre quando o coração não consegue mais bombear sangue para o restante do corpo. A condição pode ser sistólica, quando o coração não consegue mais bombear sangue para fora, ou diastólica, quando os músculos enrijecem e não se enchem de sangue com facilidade.
Na maioria dos casos a doença está relacionada a outras condições cardíacas, como hipertensão e doenças metabólicas.
Consumo de álcool, doenças arteriais, hipertensão, diabetes e histórico famíliar são alguns dos fatores de risco da insuficiência cardíaca.
O diagnóstico é realizado através de exames de imagem e o tratamento varia de acordo com o grau de desenvolvimento da insuficiência.
Arritmia Cardíaca
A Arritmia Cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos cardíacos. O problema pode ser sintoma de outros fatores ou desequilíbrio do próprio órgão.
Falta de ar, palpitações no coração, fadiga e queda de pressão são alguns dos sintomas da condição.
O diagnóstico é obtido através de histórico clínico, exames de imagem e teste físico. O tratamento busca intervir na causa da Arritmia, podendo se utilizar de uma diversa gama de tratamentos.