ESPECIALIDADES
Cardiologia
A cardiologia é a área de especialização médica responsável pelos diagnósticos e tratamentos das doenças que afetam os vasos sanguíneos e o coração.
Quais as doenças que o cardiologista trata?
Angina
O principal sintoma da angina é a dor no peito, geralmente relacionada ao esforço físico ou às emoções. Ela é causada pela falta de sangue oxigenado no coração, que não chega ao seu destino devido a obstrução por placa de gordura, o que gera necrose no músculo cardíaco.
Geralmente, a dor é amenizada com repouso, uma vez que sua principal característica é o aperto ou pressão no peito que irradia pelo braço, queixo e dorso. Diabéticos, idosos e mulheres sentem também náuseas, cansaço excessivo e pontadas no peito.
Arritmia cardíaca
A arritmia cardíaca é um distúrbio no ritmo cardíaco, ou seja, quando os impulsos elétricos sofrem um erro no envio ou na recepção do coração. Ela provoca desconforto, com a sensação do coração parar de bater, ou bater de forma excessivamente rápida, por um tempo.
Endocardite
A endocardite é uma inflamação nas válvulas cardíacas, nos dispositivos implantados no coração (marca-passos, próteses valvares e cardiodesfibriladores) ou até mesmo na membrana que reveste a parte interna do coração, válvulas cardíacas. O coração é um órgão oco, com camadas vazias em seu interior, e é nesse espaço que a infecção acontece, provocada por germes que se anexaram no local.
Insuficiência cardíaca
Definida como a incapacidade de esvaziamento ou enchimento de forma adequada do coração, a insuficiência cardíaca faz com que o sangue oxigenado não chegue aos órgãos, e o sangue rico em gás carbônico fique represado nas veias pulmonares. Essa doença também é conhecida como “coração fraco”. Ela, de forma geral, acontece quando um coágulo de sangue bloqueia a passagem de sangue para o coração. Além disso, doenças de válvulas cardíacas, hipertensão, envelhecimento, diabetes, quimioterapias e alcoolismo podem gerar insuficiência cardíaca.
Miocardite
Causada por um vírus, a miocardite é uma doença provocada por uma inflamação que atinge o miocárdio, enfraquecendo o desempenho do coração e podendo gerar insuficiência cardíaca, frequência alterada e, nos casos mais graves, morte súbita.
Valvulopatias
A valvulopatia ocorre quando uma das válvulas do coração (aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar) apresenta algum tipo de anomalia, seja no seu funcionamento ou na abertura e fechamento. Ela pode causar dores no peito, dificuldade de respirar, fadiga, cansaço excessivo e até mesmo desmaio.