ESPECIALIDADES

Dermatolgia

O dermatologista, médico especializado em dermatologia, se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamentos, sejam clínicos ou cirúrgicos, das enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos.

 

O dermatologista, médico especializado em dermatologia, se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamentos, sejam clínicos ou cirúrgicos, das enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos.

Quais as doenças que o dermatologista trata?

Acne

Muito comum na adolescência, a acne é um problema que também atinge as pessoas na idade adulta. Isso porque sua ocorrência está relacionada à inflamação ou infecção das glândulas sebáceas, que provocam o surgimento de caroços, cistos, cravos, espinhas e feridas na pele. Ela surge devido aos hormônios femininos e masculinos, e podem ocorrer na face, peito e costas, regiões que mais produzem as glândulas.

Alergias

Cerca de 40% da população tem ou terá algum tipo de alergia dermatológica na vida. Ou seja, essa é uma doença bastante comum, que pode surgir como uma coceira e progredir para uma irritação, manchas vermelhas e bolinhas na região. As causas são diversas e precisam ser investigadas de acordo com cada paciente, que terá um tratamento indicado para sua alergia.

As principais alergias são: 

  • Alimentares;
  • Angioedema;
  • Dermatite atópica;
  • Dermatite de contato;
  • Picadas de inseto;
  • Urticária alérgica;
  • Uso de produtos estéticos;
  • Uso de produtos químicos.

Dermatite

A dermatite é uma condição caracterizada pela irritação, alergia e estase das veias. Existem vários tipos de dermatite, sua classificação varia de acordo com os antecedentes clínicos e localização.

Os sintomas variam de acordo com o tipo de dermatite e o tratamento busca aliviar os sintomas estéticos e funcionais.

 A prevenção tem como base uma série de cuidados diários como: evitar banhos quentes, utilizar produtos de limpeza sem perfume, hidratar a pele diariamente e evitar contato com agentes alérgenos como poeira, pólen e tabaco.

Melasma

O melasma se caracteriza pelo aparecimento de manchas escuras na pele, tanto em homens como em mulheres, embora seja mais frequente para o sexo feminino. Embora sejam mais comuns no rosto, ele também pode se espalhar pelos braços, colo e pescoço. O surgimento do melasma está relacionado à exposição excessiva ao sol sem o uso de protetor solar, gravidez, uso de anticoncepcionais, predisposição genética e, até mesmo, a menopausa. O dermatologista auxilia com tratamentos que realizam o clareamento das manchas e uso de medicamentos e cremes que evitam o surgimento do melasma.

Vitiligo

Essa é a doença que faz com que a pele perca a cor. Isso ocorre devido às lesões que se formam na pele devido a falta de melanina, o pigmento responsável pela coloração da nossa pele. As causas ainda não são claras, mas o vitiligo está associado a fenômenos autoimunes e traumas emocionais. Embora não seja contagioso e não apresenta dores ou sensibilidade na região afetada, o prejuízo ao paciente está relacionado às questões estéticas.

Procurando um dermatologista em Campinas? Agende na Clínica Wellness!